A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória autoimune crônica que afeta principalmente as articulações. Isso significa que o próprio sistema de defesa do corpo passa a atacar as articulações como se fossem uma ameaça. Essa inflamação causa dor, inchaço, rigidez e pode, com o tempo, levar à deformidade e perda da função articular se não for tratada de forma adequada.

Os principais sintomas são dor e inchaço em várias articulações, rigidez matinal, fadiga e dificuldade para realizar tarefas simples e em alguns casos, a doença também pode afetar outros órgãos, como olhos, pulmões e pele.

O diagnóstico da artrite reumatoide é feito a partir da avaliação clínica (histórico de sintomas e exame físico) e exames complementares como fator reumatoide (FR), anti-CCP, e ultrassonografia ou ressonância magnética. 

Embora a artrite reumatoide não tenha cura, o tratamento precoce e contínuo pode controlar os sintomas e evitar complicações. Além do uso correto das medicações, é importante manter hábitos de vida saudáveis, como alimentação equilibrada, não fumar e manter o corpo ativo, sempre com orientação profissional.

Rolar para cima